História
A vontade de ser a mais importante e moderna Escola de Arte e Design foi o que motivou a PANAMERICANA a abrir suas portas em 7 de abril de 1963. E, logo no início, mantendo sua vocação para o pioneirismo, nasceu aquela que seria considerada a primeira e única Escola de Criação Profissional do Brasil.
Para ser o que é hoje, a PANAMERICANA foi buscar os melhores e mais modernos métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo. Pudemos receber e formar, durante esses 59 anos de história, profissionais preparados para o mercado e que, por isso, se destacam nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Design de Interiores, Publicidade e Criação, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.
Atualmente, a PANAMERICANA conta com a Unidade Higienópolis, na Av. Angélica, a qual é um verdadeiro marco da arquitetura e design de São Paulo. E não é exagero nenhum dizer que, hoje, a história da PANAMERICANA se confunde com a história do criador profissional brasileiro.
Narrativas e premissas
Propósito
Na PANAMERICANA, buscamos transformar positivamente a vida das pessoas, em especial, nossos alunos.
Para isso, nos esforçamos para ajuda-los a alcançar seus objetivos e construir resultados reais em suas carreiras.
Como consequência, desejamos também ser reconhecidos como parte fundamental dos seus processos de crescimento pessoal e profissional.
Produto
Consideramos a criatividade uma habilidade essencial para bons profissionais e, por isso, escolhemos atuar no âmbito da economia criativa.
Acreditamos que, com uma boa orientação e um direcionamento correto, é possível transformar a criatividade em um meio de vida.
Enxergamos nas áreas de arte e design um grande potencial para empoderamento dos profissionais criativos e construção de carreiras de sucesso.
Processo
Pilares essenciais da PANAMERICANA
- Conteúdo de excelência
- Experiências transformadoras
- Vivência prática
- Estímulo à criatividade
- Conexão com o mercado
- Ambiente, conexão em rede, aprendizado entre os pares, etc
- Orgulho PANAMERICANA (DNA)
- Personalização da educação (aprendizado centrado no ser humano)
Metodologia
Método de Ensino exclusivo da PANAMERICANA Escola de Arte e Design.
Para a PANAMERICANA, o ensino profissional é apoiado nos seguintes conceitos:
- Formação da imaginação criativa
- Conceitos básicos teóricos e culturais
- Conhecimento das habilidades artísticas associado à prática de diversas técnicas, inclusive a computação gráfica.
Em nossa proposta, o Aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem. A experimentação, a pesquisa e o estímulo à originalidade fazem parte do nosso dia a dia.
No Método PANAMERICANA as matérias são distribuídas em três grande pilares: Competências, Habilidades e Criatividade.
Nas Competências estão inseridos todos os conteúdos e fundamentos que permitem a organização do pensamento para a execução de projetos.
Nas Habilidades, as matérias são as técnicas que permitem a materialização do pensamento e o desenvolvimento de um meio expressivo.
Na Criatividade o Aluno será instigado a perceber e solucionar problemas de maneira original. Exercícios de Desbloqueios ajudarão no desenvolvimento do racicínio para a solução de problemas, e são inspirados em casos reais do mercado e os nos últimos anos dos cursos, serão oferecidos por empresas parceiras através dos“Job Trainings”.
Na PANAMERICANA as avaliações acontecem diariamente nas orientações dos Professores, em painéis de análise em grupos e em reuniões mensais de Coordenação e Diretoria de Ensino. Além dos registros nos Diários de Classe, o Método PANAMERICANA oferece três aferições dos resultados, orientando o Aluno de forma pontual sobre seu desempenho: duas avaliações diagnósticas e mais uma no Conselho de Classe final. Durante todo o processo educacional o Aluno é acompanhado de perto, tendo a certeza de um melhor desenvolvimento individual de suas Competências, Habilidades e também de sua Criatividade.
Somos uma Escola de Arte e Design focados na excelências de nossos Alunos. O nosso desafio é a qualidade dos resultados dos Portfólios dos Formandos.