Crescimento das martechs no Brasil remodela mercado de comunicação e marketing

O aumento do número de startups que unem marketing e tecnologia fez crescer a demanda por profissionais criativos preparados para atuar em um mercado cada vez mais digital em constante transformação

Terceiro setor com mais startups no Brasil, o mercado das martechs, empresas que inovam no setor de marketing e da propaganda fazendo uso da tecnologia, já soma mais de mil players no Brasil. De acordo com um relatório da rede de pesquisas Distrito, o número de martechs no país saltou de 727, em fevereiro de 2021, para 1.013 em dezembro do mesmo ano. O crescimento de 39% registrou também recorde de captações no país, somando US$ 228,9 milhões e o universos das martechs mudou o foco de aquisições dos grandes grupos globais de agências e serviços de marketing. Hoje, já são mais de 1.700 as empresas que unem tecnologia e marketing atuando no mercado nacional, segundo pesquisa produzida pelo capítulo latino-americano da Marketing Mobile Association (MMA Global), em parceria com a Hibou, empresa de monitoramento de mercado.

Tal crescimento é facilmente explicável. Não é de hoje que a tecnologia desempenha um papel fundamental para o marketing, ajudando empresas a se diferenciarem da concorrência e oferecerem uma melhor experiência aos usuários. Em tempos em que os consumidores se tornaram mais digitais e muito mais exigentes, buscando experiências omnichannel, personalizadas e em tempo real, as martechs são peça chave para vencer o desafio de construir uma nova maneira de se fazer marketing, adequada à nova e imersiva realidade em que vivemos.

A comunicação entre as pessoas se transformou completamente nas últimas décadas. Atualmente, a troca de mensagens via aplicativos digitais é um dos principais meios de interação no mundo todo. Torna-se praticamente inevitável que a relação entre empresas e clientes caminhe na mesma direção. Para suprir essa e outras demandas da transformação digital, nascem cada vez mais startups com propostas e soluções totalmente digitais, que ocupam as lacunas deixadas por agências que não estão se transformaram digitalmente.

Um recente estudo feito e divulgado pela TGT Consult em conjunto com a ISG no Brasil aponta que, para alcançar as expectativas do consumidor, a produção de conteúdo baseada nos dados coletados através da inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) tem sido fundamental para as estratégias de marketing, já que a experiência digital dos clientes se tornou uma das prioridades para a maioria das organizações. A tendência é que, cada vez mais, os profissionais de marketing ofereçam experiências personalizadas, fundamentadas exatamente na análise das informações coletadas por meio de AI e ML. Consequentemente, a demanda por martechs e profissionais que criem soluções digitais para os processos de comunicação e marketing seguirá crescendo.

Mas afinal, o que exatamente são as martechs? Como o nome sugere – a palavra martech nada mais é do que a junção entre “marketing” e “technology” -, tais startups da área de marketing são empresas que oferecem soluções tecnológicas específicas para o setor e suas operações. A ideia é exatamente unir marketing e tecnologia para otimizar estratégias e campanhas, fazendo do trabalho dos profissionais do setor muito mais simples e eficiente, por meio do uso de ferramentas como a automação de marketing, por exemplo.

A transformação digital – que impõe incontáveis desafios para as marcas e agências de marketing e remodela completamente o mercado a cada novo gadget, aplicativo, novas mídias, plataformas e pontos de contato – terminou por gerar a oportunidade de se construir um novo momento na publicidade, demandando inovação não apenas tecnológica, mas no modo de planejar, criar e colocar em prática as estratégias. O crescimento do segmento de martechs é um dos sintomas dessa transformação e aumenta a demanda por profissionais preparados para utilizar e aplicar as inovações tecnológicas para ajudar os departamentos de marketing no desenvolvimento de campanhas e estretágias.

É importante que o mercado esteja pronto para rever os processos estratégicos, criativos e operacionais de maneira que a tecnologia assuma definitivamente o seu papel empoderador na comunicação e se transforme em ferramenta para que a publicidade se conecte com o consumidor pela relevância. Apenas desta maneira conseguiremos descobrir onde a junção de criatividade e tecnologia pode levar esse mercado em franco crescimento e constante transformação.

Indo de encontro a tais demandas, o curso de Design da Comunicação da Panamericana foi criado com intuito de integrar novas ferramentas e tecnologias, que encontram nas práticas de design e comunicação forte aliadas para conhecer e conquistar os consumidores com foco, precisão e relevância. Tendo a criatividade como principal pilar, o curso capacita alunos e oferece recursos compatíveis para atuação em um mercado cada vez mais digital e inovador.

Gostou? Compartilhe!